Direto Da Redação: | 16/03/2023 às 22:16

    Programação do IMS Rio, que antecede seu fechamento temporário, inclui roda de samba com mulheres, conversa sobre o acervo do fotógrafo Januário Garcia e exposição de Miguel Rio Branco

   O show de samba acontece no próximo sábado (18/3), às 17h, com a presença de nomes como Nilze Carvalho e Ana Costa. Já o bate-papo sobre Januário está marcado para 24/3, às 18h. O público também pode visitar a exposição de Miguel Rio Branco, em cartaz até 26/3

   A sede do IMS Rio fechará, a partir de 27 de março, para a reforma de suas instalações, com previsão de quatro anos. Nas duas semanas que antecedem o fechamento, o público é convidado a visitar o centro cultural e conferir os eventos e a exposição em cartaz.

   No próximo sábado (18 de março), às 17h, em celebração ao mês da mulher, haverá uma roda de samba conduzida exclusivamente por mulheres. Com entrada gratuita, a apresentação contará com a presença das cantoras Ana Costa, Marina Íris, Monique Aces e Nilze Carvalho, acompanhadas por Samara Líbano (violão 7 cordas e direção musical), Laila Aurore (cavaco), Aline Gonçalves (sopros) e as percussões de Érica Santos, Gisele Sorriso, Jessica Zarpey e Viviane Amaral.

    A programação inclui ainda uma mesa, no dia 24 de março (sexta), às 18h, sobre o acervo do fotógrafo Januário Garcia (1943-2021), que foi incorporado pelo IMS. No bate-papo, o sociólogo Mário Medeiros e a historiadora Raquel Barreto conversarão com o antropólogo Uirá Garcia, filho de Januário. A mediação será de Rachel Rezende, do IMS.

   A chegada do acervo ao IMS é resultado do empenho conjunto com sua família e o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/UNICAMP), centro de documentação e pesquisa voltado para a história dos movimentos sociais brasileiros, que passará a guardar o arquivo documental. O trabalho coletivo que se inicia pretende honrar o legado do grande fotógrafo, que dedicou sua vida a registrar a história da cultura e do pensamento afro-diaspórico no país.



   Lélia Gonzalez, Abdias Nascimento, Benedita da Silva e outros militantes

do MNU e IPCN na marcha Zumbi está vivo, novembro de 1983. Crédito: Januário Garcia.

    Até 26 de março, o público também pode visitar a exposição individual do fotógrafo Miguel Rio Branco, em cartaz no centro cultural. A mostra é resultado de um mergulho de Rio Branco em seu próprio arquivo. A seleção reúne trabalhos produzidos desde os anos 1970, quando Rio Branco iniciava as experimentações com a fotografia, até os dias de hoje. As obras investigam temas caros ao artista, como a sexualidade, a violência, a dor e a solidão, além de evidenciar o caráter multidisciplinar de sua produção.

Sobre a reforma

    Com o intuito de ampliar e qualificar suas instalações para melhor receber o público e aumentar a área de guarda e processamento de acervos, o Instituto Moreira Salles realizará uma reforma em sua sede do Rio de Janeiro, que acontece em duas frentes: o restauro da casa modernista e a construção de um novo edifício substituindo o prédio que hoje abriga uma galeria e parte das reservas. Durante as obras, cuja previsão de duração é de cerca de quatro anos, o centro cultural permanecerá fechado ao público. O projeto é do escritório Bernardes Arquitetura, e toda a obra será realizada com recursos próprios do IMS. Nesse período, a instituição pretende assegurar sua presença na cidade com programação cultural. Para isso, mantém entendimentos com instituições cariocas a fim de firmar parcerias e realizar exposições e eventos. Entre as parcerias já estabelecidas, estão as com o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, que apresenta a retrospectiva Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito e o Museu de Arte do Rio - MAR, que, a partir de junho, recebe a mostra Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros.

Serviço

Roda de sambas com mulheres

Sábado (18 de março), às 17h

Entrada gratuita

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

*Em caso de chuva o evento será adiado para o dia 25 de março.

Mesa sobre acervo Januário Garcia

24 de março (sexta-feira), às 18h

Entrada gratuita

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas

Exposição de Miguel Rio Branco

Visitação: até 26 de março

Entrada gratuita

 IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

21 3284.7400

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

 

Deixe seu Comentário